quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Parte 6 - Semana dificil...

O tempo realmente passa a voar. Do nada já passaram 5 semanas desde que criei este blog, e comecei a documentar minha jornada até ao dia 19 de Abril. Vindo de uma semana que culminou com um record pessoal melhorado, as expetativas até eram boas. Infelizmente acabaram saindo goradas .


Estando na reta final da fase II do meu plano, esta semana era uma continuidade em relação às anteriores. Unica diferença é que iria fazer primeiro treino intervalado do plano.



Entrei no primeiro dia da semana  a coxear de novo, no joelho esquerdo. Após ter melhorado minha marca pessoal aos 10 kms no dia anterior. Parece que entrei numa rotina. Treino longo da semana acaba sempre comigo a coxear ligeiramente. 
Tenho dividido as corridas entre o ginásio e a rua, e notei que meus problemas surgem sobretudo na estrada. Além do gelo e Voltaren, tratei logo de fazer um treino de flexibilidade e alongamentos que me resolveu (ou melhor.. remediou) o problema. 
Porque continuo a correr estando assim? Já falarei disso...

Análise...
1º treino - 9km 04:44/04:35
Treino semelhante a outros do género que já fiz. Corri na passadeira e no geral foi dentro do que tem sido ultimamente.
2º treino - 11 x 100m 
Muitos diram (e eu concordo com eles), que é uma estupidez e um perigo fazer treinos como este numa passadeira.  A ideia era fazer 10 séries de 100m, com cada 100m a ser percorridos em 16/17s. Nada muito puxado. Como ando a fugir do frio e tenho saido do trabalho tarde, optei por fazer na passadeira. Foi um treino curto e fácil.

3º treino - 9km 04:44/04:34
Treino em tudo igual ao primeiro da semana, novamente para aumentar meu ritmo de corrida. Optei por manter um ritmo mais constante.
4º treino - 18km 05:35/05:03
Este treino apresentava o dobro da distância dos anteriores, mas ao invés de ser do tipo Ritmo, era do tipo Confortável. A ideia era fazer a distância sem grandes exageros. Já tinha feito este treino há 2 semanas atrás. Na altura, tive algumas dificuldades em entrar no ritmo pretendido, mas lá consegui acabar em bom nível. Unico ponto negativo foi o joelho.
As condições em que fiz este treino estiveram longe de ser as ideais. Resumindo um pouco a história que contei aqui, iniciei o treino por volta das 15:30 de Domingo. Após uma semana de muito trabalho. 5ª e 6ª feira 10h30 na empresa. Sábado mais 12h de trabalho . E por fim, Domingo mais 6h de trabalho. Dizer que estava cansado é dizer pouco... Meu corpo implorava por descanso! Não lhe dei ouvidos e fiz o treino na mesma.
No plano tinha 18kms para fazer, mas pretender cumprir pelo menos, a distância de uma meia maratona. Infelizmente e como temia, o treino correu mal. Sentia cansaço nas pernas, falta de energia, batimentos cardiacos mais altos que o normal e logo desde os primeiros kms, alguns problemas no joelho esquerdo. Decidi então não puxar e deixar-me ir a um ritmo bem confortável. Tive algumas dores musculares perfeitamente suportáveis, mas o que me chateou/incomodou mesmo foi o joelho.
Como não me sentia bem, mal acabei os 18kms, decidi parar e ir o resto do caminho a pé para casa. Alonguei bem e meu Domingo terminou a descansar um pouco em casa.

Perigos que corro...
Algo está errado com meu joelho obviamente. Deveria parar, saber o que é, e resolver o problema. A verdade é que sempre que corro na estrada acabo com problemas na parte de trás do joelho, que só deixo de sentir por completo em média 1 a 2 dias depois. Naturalmente não posso continuar assim, pois arrisco uma lesão bem pior.
Esta semana vou fazer a ecografia e vou a um fisioterapeuta fazer um check-up. Espero sinceramente que este exame e consulta me digam o que tenho, e como o resolver.

Porque continuo a treinar?
Há falta de outra explicação melhor.. eu diria por burrice/teimosia mesmo.. Sei que ao parar vou prejudicar ainda mais a minha preparação, pelo que ando a tentar evitar isso. Mas esse mal é muito menor, comparado com a possibilidade de agravar ainda mais a lesão.
Mas já decidi. Irei fazer o que o exame e fisioterapeuta ditarem. Se tiver que parar páro! E depois logo vejo o que fazer. Isso é certo!

Frustrante
Lesões fazem parte da vida de qualquer desportista.. Seja ele profissional ou amador como eu. Tem uma caraterísticas que vejo nos atletas, que considero ao mesmo tempo boa e má. Falo da capacidade e resistência à dor e sofrimento. Estamos habituados (obviamente uns mais que outros) a sofrer mais que o normal. E como tal para pararmos é preciso mais que uma simples "dorzinha". Revejo-me nesse perfil.
É certo que uns atletas são mais saudáveis que outros. Enquanto uns raramente estão lesionados, outros tem mais facilidade ou propensão em ter problemas. Faço parte do segundo lote.

Por norma no Inverno fico algumas vezes doente. Há um ano atrás por exemplo, foram 2/3 gripes daqueles, várias vezes constipado, etc. Atrapalhou-me imenso a preparação. Enquanto outros estavam a fazer kms, eu andava doente. Este ano, e pelo menos até hoje, ainda não estive doente. Nem constipações, nem gripes nem nada. Teria que voltar muitos anos atrás no tempo para conseguir recordar um ano em que não tenha estado doente. Fiz bem em não treinar à chuva e ao frio. Sei que sou mais frágil nesse aspeto, pelo que o melhor é não sujeitar-me a isso.
O facto de não ter estado doente seria por si só uma notícia excelente, e uma melhoria considerável. Mas claramente o meu joelho não quis saber disso, e estou aqui sem saber ao certo o que tenho e se vou conseguir resolver ou não. É frustrante... mas não posso deixar que me afete.. Faz parte de quem pratica este desporto.. e sobretudo.. faz parte da vida.. todos envelhecemos.. e com a idade estas coisas surgem com mais frequência. Toda a minha vida fiz desporto, joguei futebol.. andebol.. e nunca tive nada nos joelhos.. até agora.
Além de lidar com as duvidas sobre a minha preparação.. "será que é suficiente para conseguir fazer a maratona..." , "será que estou a fazer poucos kms por semana...", "será que devia fazer mais volume...", são algumas das questões que me apoquentam. E agora isto. Não saber o que tenho, se é grave, e sobretudo se tem solução ou não, é chato. Mas como já disse, acho que faz parte da coisa. Há que ter atitude positiva.

Mas nada de lamechices.. é ver que novidades este final de semana vai trazer, e tratar de resolver da melhora maneira os problemas que surgirem. Haverá outras maratonas...

Um bom resto de semana para vocês.

Faltam (espero) 73 dias...

Comente com o Facebook: