sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Parte 8 - Fase III lesão continua

Após uma paragem de semana e meia, entrei no que seria a primeira semana da Fase III, esperançado que o tempo de paragem e o trabalho específico que fiz, fosse suficiente para debelar os problemas que tenho sentido com meu joelho esquerdo. Infelizmente assim não aconteceu.

Fase III
O mais certo é não poder fazer a maratona que tinha planeado em Abril, pelo que começo a não ver grande sentido em continuar a falar das fases da minha preparação. Mas pronto, até tomar a decisão final, irei continuar a falar do que planeio treinar, e depois como correu.

A fase III tem o objetivo de conseguir correr rápido e mais longe, ou seja, manter o ritmo que tinha na Fase II, mas numa distância maior. É sobretudo agora que se faz mais volume.



Análise...
Não fosse a lesão teria entrado muito entusiasmado neste fase. Estaria curioso para saber se conseguiria aguentar os aumentos de kms, a um ritmo relativamente alto. Fiz o que pude para melhorar da lesão que tenho no joelho esquerdo, e tinha esperanças que a coisa tivesse melhorado.
Na introdução a este artigo, referi que parei uma semana e meia. Isso não é bem verdade.. Na prática parei apenas uma semana. Mas como o treino em questão era uma sessão de Jogging, nem contou para o totobola :)

1º treino - 5km 06:00
Na realidade estive apenas uma semana parado. Foi uma sessão de recuperação, onde não senti problemas de maior. Foi realizada numa passadeira.
2º treino - 13,50km 04:52/04:44
O que posso destacar aqui, foi a perda de andamento que senti em relação ao que tinha antes da "mini-paragem". É certo que foi apenas uma semana e pouco. É também certo que estou a passar uma fase de muito trabalho e pouco descanso. Mas não esperava ter as dificuldades que tive para manter o ritmo. Não foi um esforço do outro mundo, mas realmente não boas sensações, pelo que nunca andei próximo do ritmo mais rápido pedido para este treino, 04:44. Deixei-me ir um pouco mais lento, tendo uma média final de 04:50. No que toca ao joelho, deu uns sinais de aviso a partir mais ou menos dos 10kms, mas não passou muito disso. Ganhei algum ânimo.

3º treino - 9km 04:41/04:25 +13,50km 05:35/05:02
Este era de longe o treino mais exigente que tinha para fazer até então. 9kms a um ritmo rápido, seguido de 13.50kms a um ritmo confortável. O objetivo? Ganhar força e resistência. Mesmo em forma seria um desafio interessante. 22,50kms ao todo. Em face das sensações que tive no treino anterior, não me sentia minimamente confiante de conseguir cumprir o plano a 100%, sobretudo no que toca ao ritmo.
Decidi então fazer um treino à beira mar. Quem não gosta de treinar à beira mar?

O cenário era perfeito. Tempo bom para correr, muitas pessoas na calçada, vontade de correr. Os primeiros 9kms foram feitos a um ritmo não muito rápido. Realmente não sentia aquela "xispa" para dar gás. Pelo que procurei um ritmo mais fácil, pois sabia que tinha uma longa distância pela frente. Acabos os 9kms e entro na segunda fase do treino, onde me esperavam mais 13,50kms. Não sei precisar a que km foi, mas pouco depois comecei a sentir os mesmo problemas de sempre no joelho. Uma dor na parte de trás do mesmo. Tentei gerir o melhor que pude, tentei proteger-me na passada, tentei terrenos mais moles, nas poucas vezes que encontrei, mas nada resultou. Cheguei a um ponto em que fazia 200m/300m e tinha que para para ir a passo, ou alongar e voltar a correr. Foi um suplicio, porque comecei a ter este problema a muitos kms de onde tinha começado o treino, pelo que ou ia a pé e gastava uma hora ou mais, ou tentava fazer o que fiz.
Foi desolador, desmotivador, díficil. Senti raiva.. desespero.. impotente, por ver que afinal absolutamente nada melhorou no meu problema com o joelho. Vi ali que a Maratona da Corunha em Abril poderá acontecer, mas talvez só de 2016 adiante. Custa ter um problema destas e não conseguir debelar, apesar dos meus melhores esforços. Boa vontade, esforço e preseverança não são suficientes. 
Mas pronto, as coisas são o que são. Como eu há milhares.. e milhares há que nem o que faço podem fazer. 

Acabei o dia coxo de novo, e com algo novo. Dores nos gluteos da mesma perna do joelho lesionado. Por ventura, ao tentar compensar uma coisa, causei outros problemas.

E agora
Racionalmente, deveria esquecer a maratona. Parar de correr, fazer o trabalho específico e dar tempo ao tempo. Mas, ainda não estou preparado para desistir. Além do trabalho específico que já faço, decidi comprar um Foam Roller.

O Foam Roller é usado antes e depois das atividades físicas em geral, como uma técnica de auto massagem, conhecida como auto liberação miofascial.
Os exercícios específicos de rolamento no Foam Roller tendem a eliminar os “pontos gatilho”, que são como pequenos nós que se desenvolvem na fáscia muscular (tecido conjuntivo que envolve os músculos), tornando nossos músculos mais facilmente treináveis, mais flexíveis, mais fortes e resistentes a lesões.

Foi uma das coisas que o fisioterapeuta recomendou vivamente comprar e usar. Disse-me que qualquer corredor (entre outros tipos de desportistas) deve usar. Na altura não fiz caso, mas agora após alguma pesquisa, decidi comprar.

Só usei duas vezes ainda, e realmente deu para sentir (e bem) a tal tensão muscular que o fisioterapeuta disse que tinha nas pernas. Aquilo doi mesmo acreditem! Precisarei certamente de muitas sessões para sentir menos dor, para dar cabo dos nós que tenho.

Futuro
Não se apresenta risonho quanto à maratona certamente. O mais certo é ter que adiar minha estreia, mas por enquanto ainda não desisti :)

Falta 50 dias...

Comente com o Facebook: