segunda-feira, 23 de março de 2015

A decisão que não queria tomar

Após semanas complicadas, comecei aos poucos a ganhar esperanças. A lesão no joelho parecia estar a melhorar, e há uma semana atrás consegui inclusivé melhorar meu record pessoal aos 10kms. Foram pelo menos duas semanas sem problemas no joelho, que me deram algum alento de que iria conseguir participar na Maratona da Corunha, daqui a menos de um mês.


Ontem essas esperanças chegaram ao fim. Era suposto fazer 30 kms a um ritmo confortável. Comecei bem, sem problemas de qualquer espécie. Mas depois aos 10 kms o joelho começou a doer. Ainda tive esperança que a dor não passasse de determinado nível. Tinha sido assim nas últimas semanas, e desde que mantivesse um ritmo confortável, a dor nunca passava a ser insuportável. O facto de não ficar coxo pós-treino há já algum tempo, também me dava algum alento nesse sentido. 
Mas desta vez não foi assim. Baixei o ritmo, tentei que a dor não piorasse, mas não consegui. A dor aumentou e voltei a passar por algo parecido com o que passei há umas semanas atrás. Correr uns metros, para ter que parar mais há frente..alongar.. e voltar de novo a correr mais uns metros.
Tentei lutar, e aguentar a dor, mas ela piorou. Decidi então não arriscar mais e parar de vez. Isto ao km 17 mais ou menos. Hoje, dia a seguir a essa corrida, ainda sinto alguma dôr/desconforto no joelho.

A decisão que se impunha..
Estava com um optimismo moderado. Acreditava secretamente que o pior da lesão tinha passado, e que o trabalho específico que tenho feito, estava a dar seus frutos. Mas com este revés, meu destino ficou selado. É impossível debelar esta lesão a tempo da Maratona, ainda para mais com a preparação em atraso. Vou ter mesmo que pôr de lado a minha participação na Maratona, parar e procurar um Ortopedista para tentar ver o que causa isto, e encontrar uma solução definitiva.

Isto implica ter que recorrer ao sistema nacional de saúde. E isso sabemos como funciona. Posso levar meses até chegar ao Ortopedista. Mas ir pela via privada, não está dentro das minhas possibilidades. Entretanto vou na mesma continuar com o trabalho específico que tenho feito, mas virar-me mais para o ciclismo/btt onde não tenho qualquer problema.

Quanto às corridas, vou parar mesmo umas semanas, enquanto espero pelas consultas/exames que terei que fazer.

Chato
Não sou de desistir fácil. É preciso bastante para que eu me renda às evidências. Foi o caso aqui. Tomar esta decisão não foi fácil. Imaginava-me a tentar aguentar até à última, ir para a Maratona e correr até onde conseguisse, mesmo com as dores. Mas as possibilidades de piorar ainda mais a lesão, para um nível que podia pôr em risco minha qualidade de vida, iam aumentar. E isso não vale a pena sinceramente.
Não sei se haverá para mim, mas outras Maratonas vão surgir pelo caminho. Agora tenho que levantar a cabeça e tentar saber exatamente o que tenho, e tentar resolver. Quem sabe meu problema está noutra zona da perna esquerda, e o joelho está a pagar a fatura por compensação. Será algo para ver com o Ortopedista que me calhar.

Desânimo
Estou obviamente desanimado. O esforço e sofrimento dos últimos meses de nada valeram. Mas estou de consciência tranquila. E estou também resignado com a situação. De nada vale lamentar-me agora. Há sempre alguém pior que eu. Custa ver fotos de Meias-Maratonas/Maratonas, com milhares de atletas a correr, e eu impossibilitado de o fazer. Custa ver pessoas a correr todos os dias sem problemas, enquanto eu estou impedido de o fazer. Mas as lesões estão sempre ao virar da esquina para qualquer desportista, e eu estou sujeito a elas como qualquer outro.
A vida continua... isso é que interessa.

O blog...
Não sei sinceramente se vale a pena continuar com o blog. O objetivo era documentar minha viagem até à Maratona, viagem essa que acaba de ser cancelada, ou pelo menos (assim o espero), adiada. Vou esperar uns dias e depois a decisão virá até mim certamente.

Obrigado a todos os que me deram força. 
Desejo-vos muita saúde e boas corridas.

Comente com o Facebook: