segunda-feira, 30 de março de 2015

Lesão - Inicio tratamento

Fez ontem uma semana que tomei a decisão de parar com os treinos, desistir da Maratona, e focar-me em ver o que tenho e tentar resolver de uma vez por todas. Enquanto não vem o TAC que (espero) vai dizer o que tenho, decidi recorrer na mesma a um Fisioterapeuta, com o intuito de pelo menos fazer umas massagens, de modo a reduzir a tensão muscular que costumo ter.


Expliquei ao fisioterapeuta o que se passava comigo, e em seguida ele começou a analisar minhas pernas, a ver se encontrava algo. E encontrou! Encontrou duas lesões distintas no mesmo joelho. Uma inflamação na parte de trás do joelho (onde me queixo), e uma inflamação do tendão rotuliano na parte da frente do joelho. Eu própria senti essas mesmas lesões, sempre que o fisioterapeuta mexia lá.

Parte de trás do joelho
Se bem se lembram fiz recentemente uma ecografia recentemente que não detetou nada de mal no joelho. Também já fui a outro fisioterapeuta que também não viu nada no joelho, o que não deixa de ser estranho. O feeling que o fisioterapeuta teve, apontava para o início de um Cisto de Baker, mas como a ecografia não acusou nada, recomendou esperar pelo  TAC.

Parte frente do joelho
Esta não esperava confesso. Uma segunda lesão, que à partida não tem nada a ver com a outra lesão que tenho na parte de trás do joelho. Fiquei preocupado, pois as lesões no rotuliano são muito difíceis de recuperar. Espero que esta não seja uma dessas.

Tratamento
Mesmo sem certezas da causa da lesão, o fisioterapeuta optou por me fazer um tratamento tradicional a ambas as lesões. Mesmo não sabendo ao certo a causa das inflamações, o tratamento que me foi dado certamente ajuda sempre um pouco. Não sabia o nome das máquinas ou dos tratamentos que me foram feitos, pelo que fui pesquisar na Internet, a ver se conseguia chegar lá. Também espero não me enganar no que me foi feito e porquê.

1. Ionização  
A Ionização é uma técnica que consiste em uma atuação da corrente galvânica sobre a pele aumentando o processo de absorção dos princípios ativos dissolvidos em substâncias aquosas.

Um dos tratamentos que me foi feito, foi aplicação de um anti-inflamatório. Creio que esta máquina ajuda nesse sentido.

2. Gelo
Recebi algumas massagens diretamente na zona lesionada, com o que pareceu ser uma toalha com gelo. Foi bastante doloroso. Incrível como não se notou estas lesões antes.


3. Estimulação elétrica neuromuscular e muscular 
Basicamente o musculo recebe uns choques elétricos, e depois o músculo reage a esses mesmos choques. Segundo o fisioterapeuta foi aplicado com o intuito de reforçar os músculos da coxa, por cima da coxa, no músculo Vasto Lateral (tive que pesquisar pelo nome). Este tratamento também foi doloroso. Incrível a maneira como o músculo comprimia. Perto do fim ficou menos doloroso.


E agora
Ainda faltam duas semanas até poder fazer o TAC, pelo que irei repetir este tratamento pelo menos mais duas vezes. Uma coisa que o fisioterapeuta me recomendou vivamente é não parar por completo. Ao parar de correr, perde-se massa muscular, e isso pode ser ainda pior. Naturalmente, não fiquei nada chateado em ouvir isso. Fiquei muito satisfeito até. Vou voltar a correr sim, mas sempre distâncias curtas. Não vou correr até chegar ao ponto de o joelho se queixar. Isto implica treinos relativamente curtos. Dará para não perder a forma, enquanto se resolve o problema. 

Esta semana não há crónica, pois parei mesmo. Fiz apenas duas aulas de cycling, e fui para a estrada pedalar com a minha fininha. A partir desta semana, planeio voltar ao regime de três corridas + três sessões de cycling indoor/outdoor.

A falta de um objetivo
É realmente complicado treinar sem objetivos. Senti uma clara diminuição na vontade de treinar. Entre correr e pedalar, sinceramente prefiro correr, pelo que não será fácil manter a motivação. Ter um objetivo, definir um plano de treinos para esse objetivo e seguir esse plano, fazem maravilhas pela nossa motivação.

Ainda não sei bem o que vou fazer nesse aspeto. Talvez vá vendo o que surge no calendário, e inscrever em algumas provas de BTT, e se possível corridas de 10kms. Espero nos próximos dias aclarar as ideias e decidir o que vou fazer nos próximos tempos.

Desejo-vos uma boa semana.

Comente com o Facebook: