quarta-feira, 11 de março de 2015

Parte 10 - A luta continua

Após uma semana relativamente calma no que toca às corridas, tentei não pôr muito peso no facto de esta semana de treinos ser decisiva. No que toca à minha participação (ou não) na Maratona em Abril próximo. Os poucos kms que tenho feito, levaram a uma perda acentuada de forma. Isso, aliado a um joelho que embora melhor, ainda está longe de estar a 100%, fazem-me recear por essa mesma participação.


O tempo está a melhorar. A Primavera finalmente chegou e os dias não só começam a ficar maiores, como muito mais agradáveis. Aquele céu azul, a brisa agradável, são excelentes incentivos para correr. Sabe mesmo bem. Infelizmente não estou em condição de correr tanto como gostaria, e sobretudo estou sem aquela motivação que deveria/gostaria de ter. Estas últimas semanas têm sido difíceis. Tenho feito muito trabalho de ginásio para tentar resolver o problema do joelho, o que tem levado a um cansaço maior. O fato de não estar a sentir grandes melhorias, aliado à perda de forma, estão a contribuir para esta diminuição da motivação.


Análise...
Esta semana era exatamente igual à Semana 7. Com um treino de recuperação, um rápido e um treino longo rápido/confortável. Se estão recordados, foi no treino rápido/confortável que passei mesmo mal. A partir de determinada altura, corria 200m e tinha que parar para alongar e depois voltar a correr mais 200m, antes de parar de novo. Foi muito mau e fez muita mossa confesso.
Tenho trabalhdo duro no ginásio. Sinto algumas melhorias, sobretudo ao nível de "rigidez" nas pernas. Eu explico o que quero dizer com isso. Quando começo a correr sinto as pernas mais sólidas, mais "rijas". E quiçá um pouco mais musculadas. 

1º treino - 5km 06:00
Mais um treino de recuperação simples. Até aqui sinto que perdi forma. Sinto que estou a trabalhar a bmps mais altas que antes da lesão, e que mesmo a um ritmo baixo o esforço é maior. Unica coisa boa do treino é a tal sensação das pernas mais rígidas.
2º treino - 13,5km 04:51/04:41 
Neste treino, regressei à estrada. Quase duas semanas após a última vez, no tal treino que me correu muito mal. Este treino foi num dia de Primavera perfeito. Céu completamente azul, temperatura agradável. Os primeiros kms souberam super bem. Aquelas sensações ótimas que qualquer corredor conhece. Senti-me bem, livre, tranquilo! 
Não tentei sequer ir ao ritmo estipulado para a sessão. A forma não está lá, e não estou com disponibilidade mental para fazer aquele esforço extra. Tenho na cabeça a lesão, pelo que não tento mesmo forçar. Quando faltavam cerca de 2 kms para acabar, tentei forçar um pouco o ritmo. Mas o joelho começou a dar sinal de vida, pelo que abrandei e deixei-me ir ao ritmo que estava anteriormente. Com warm-up e cool-down fiz quase 17 kms em menos de 01:30:00. Não estou mesmo em forma :)

3º treino - 9km 04:41/04:25 + 13,50km 05:35/05:02
Consegui não pensar muito neste treino nos dias que o antecederam. Sabia que ia ser complicado. Não achava que ia conseguir fazer tudo o que era estipulado. Tanto a distância como o ritmo. E assim foi. Os primeiros 9kms andei sempre perto dos 05:00, com sensações "mais ou menos" eu diria. As bmps mais altas que o normal, dificuldade em aumentar o ritmo, mas aquela solidez extra nas pernas. Tinha consciência que não deveria forçar. Que o importante era cumprir a distância, esquecendo os ritmos.
Após os 9kms entrei na segunda parte do treino. Infelizmente fiquei sem bateria no GPS, mais ao menos ao primeiro km dos 13.50 kms previstos, pelo que os 18kms que tenho na tabela são uma estimativa. Esta segunda parte correu mal. Senti dores musculares em todo o lado. Não foi agradável. Não só senti isso, como tive más sensações mesmo a um ritmo mais baixo. Não me sentia leve, solto. Sentia-me pesado, fatigado. E com os kms o joelho começou a queixar-se. Nunca foi tão mau como há duas semanas, mas senti-me a perder rendimento com os kms, e o joelho a queixar-se mais e mais. Confesso que quebrei psicologicamente e decidi parar. Apesar de não serem problemas tão maus como foi duas semanas antes, optei por não arriscar e não me deixar ir até ao ponto em que ficava coxo de novo.
Parei a corrida, fiz gelo, almocei e passei a tarde com queixas nos glúteos e algum desconforto no joelho. 

E agora?
Já não fico coxo até ao dia seguinte, o que para mim é um sinal positivo, sinal de melhoria. Mas ainda não está a 100%. Terei que ser mais paciente. O que preocupa é que a Maratona está a pouco mais de um mês de distância. Nem consigo fazer 21kms a 05:00, quanto mais 42kms. Se fosse amanhã, não ia conseguir chegar ao fim certamente.
Por um lado tenho o joelho. Embora melhor, claramente ainda não consegue aguentar grandes distâncias, sobretudo a ritmos abaixo dos 05:00. Por outro lado, não estou em forma. Mentalmente e fisicamente.

Colegas de treino já me disseram mais que uma vez para esquecer esta Maratona, fazer o que estou a fazer sem pressões, e dar tempo ao tempo. Haverá outras Maratonas. Têm toda a razão! Decidi esperar até ao final do mês. Se as coisas não melhorarem o suficiente, terei que me render às evidências, e adiar a minha primeira Maratona. Realmente haverá outras mais à frente para fazer.

Faltam 39 dias...

Comente com o Facebook: