quarta-feira, 18 de março de 2015

Parte 11 - A melhorar

Ninguém corre mais rápido que o tempo. Ainda ontem tomei a decisão de participar numa Maratona, e hoje estou a apenas um mês dessa mesma Maratona. Neste momento estou com a preparação muito atrasada, e poucas perspetivas de conseguir ficar minimamente preparado a tempo. Por outro lado, a lesão no joelho está a melhorar aos poucos, pelo que a esperança não morreu de todo, embora continue por baixo. 
Com a memória ainda fresca do último treino da semana passada, qua não correu bem. Entrei nesta semana sem grandes expetativas, mas ainda disposto a não desistir.


O plano de treinos que delineei no início desta viagem, não tem sido seguido a 100% (longe disso na verdade) nas ultimas semanas . De vez em quanto pergunto-me se vale a pena continuar a usá-lo, quando não tenho conseguido concretizar os objetivos traçados. Pergunto-me se não é melhor adaptá-lo de modo a tentar recuperar algum do tempo e preparação perdida. A resposta a essa questão, irei dá-la na próxima semana. 


Análise...
No papel esta semana apresentava-se como acessível. Uma semana de recuperação, antes de entrar na fase mais importante e difícil, a fase IV. Onde é esperado que consiga fazer pelo menos 30kms num treino.

1º treino - 5km 06:00
Mais um treino de recuperação simples. Não senti qualquer problema, apesar de dois dias antes ter tido um treino de longa distância que não consegui concluir.

2º treino - 9km 05:34/05:01
Este treino era decisivo para decidir sobre minha participação numa prova. Nas últimas semanas senti uma notória perda de forma, falta de resistência, dores musculares, bmp altas e o joelho ainda a queixar-se, pelo que não estava com grandes esperanças. Decidi fazer o treino na estrada e consoante as sensações, iria então decidir se fazia a prova ou não.
As sensações não foram boas nem más. Ia a um ritmo confortável embora meio descrente. Não senti problemas no joelho ao ritmo a que ia. Nos últimos dois kms decidi puxar um pouco. Se o joelho se queixasse não ia à prova, se o joelho se portasse bem, ia à prova. Nas semanas anteriores sempre que puxava um pouco mais ou fazia distâncias maiores, o joelho começava a queixar-se. Desta vez não tive queixas de maior, pelo que decidi participar na prova.

3º treino - 13,50km 05:34/05:01
Era suposto ser o treino longo da semana. Acabou sendo a minha primeira corrida do ano. Participei na Corrida do Dia do Pai - 10kms, no Porto. Já fiz uma crónica relativamente à minha prestação, pelo que não vou repetir tudo. A minha ideia era apenas participar, sem pensar em tempos. 
Correu bem melhor do que eu esperava. Fui forçado a partir do grupo mais lento, mas como tive boas sensações nos primeiros kms, decidi puxar e ver até onde conseguia ir. Consegui melhorar minha marca pessoal aos 10km, em quase 18s. Estando agora em 00:42:18. 
Senti-me bem, melhor do que esperava. Quanto ao joelho, só se "queixou" na corrida pós prova, mas nada de mais.

E agora...
O que isto me mostrou é que o joelho continua a melhorar, mas não creio que consiga aguentar treinos mais longos, pelo que nas próximas semanas vou passar a fazer 2 treinos bi-diários por semana. A minha ideia aqui é conseguir fazer distâncias maiores por um lado, e tentar não sobrecarregar o joelho por outro. Espero com isto conseguir recuperar alguma da preparação necessária para participar numa prova de 42kms. Estou é para ver como vai reagir corpo e joelho a este esforço maior que lhes vou pedir.

Descer à terra
Lembro-me de no início do ano ter o objetivo secreto de não só fazer a Maratona, mas tentar fazê-la em menos de 4h. Dois meses e meio depois, ficarei muito satisfeito se conseguir participar e acabar. Não vejo mal em sermos ambiciosos, mas há que ser realista também. Fui forçado a descer à terra devido a uma lesão, mas nem me importo muito com isso. Espero conseguir participar, e espero mesmo conseguir chegar ao fim. É sinal que não desisti. É sinal que lutei. E isso para mim já seria uma vitória e daria mais sabor à coisa.

Faltam 32 dias...   

Comente com o Facebook: