terça-feira, 3 de março de 2015

Parte 9 - Semana soft


Entrei nesta semana meio "muita coisa".. Eu explico melhor. Meio cansado.. meio desanimado.. meio desmotivado.. meio descrente.. e por ai fora. Após a desilusão que foi constatar que meu joelho não melhorou em nada, a Maratona da Corunha em Abril próximo, passou a ser sobretudo uma miragem. Por um lado estou com a preparação muito atrasada, e pior, solução para o joelho continua por encontrar.

Não escolhi esta foto por acaso. Custa o que sofro quando o joelho começa a queixar-se, mas custa ainda mais ter que parar. Não poder treinar como quero. Ter este limitação que me está a impedir de trabalhar para atingir meu próximo objetivo. Como eu deve haver milhares de atletas com o mesmo sentimento.
Às vezes tenho certo receio de escrever estas coisas, pois não quero mesmo passar a imagem de ser um lamechas. Minha ideia não é de todo essa. Quero apenas partilhar o que penso e o que sinto. O objetivo deste blog é mesmo esse. Sem máscaras! Apenas a verdade.

Análise...
Esta semana deveria ser relativamente calma em relação à anterior. Se tivesse feito tudo o que tinha planeado na semana anterior, minhas pernas teriam que estar queixosas.
O primeiro dia da semana foi difícil. Ainda meio coxo do joelho, mas ainda mais queixoso da anca. Nunca tive queixas na anca. Pergunto-me se não foi derivado do treino no dia anterior. Talvez inconscientemente, ao tentar contornar o problema do joelho, tentei compensar.. alterar a passada para proteger o joelho.. e com acabar afetando a anca. Mas isto sou eu a supor, não sei se é essa a razão. Apenas sei que foi na mesma perna do joelho afetado.

1º treino - 5km 06:00
Treino de recuperação simples. Mesmo num treino curto e fácil, tive algumas sensações do joelho lesionado. Por norma dois dias depois já não sinto nada no joelho, pelo menos a andar. Neste pequeno treino de recuperação, "senti a presença" da lesão. "Eh pá.. que dramático!!" Por vezes gosto de rir de mim mesmo :)

2º treino - 13,5km 04:51/04:41 
Sim.. não leram mal.. fiz mesmo pouco mais de 1km apenas. Este era o treino rápido da semana e era suposto tê-lo feito em pouco mais de 1h. Mas acabei desistindo logo no ínicio. Foi um daqueles dias em que não apetece fazer mesmo nada. Correndo o risco de me repetir, as ultimas semanas foram  de muito trabalho na empresa. Um projeto enorme que tive o Dia D precisamente neste dia, em que deveria fazer este treino. Fui para o ginásio exausto. Mentalmente e fisicamente. E isso, aliado à desmotivação que sentia, levou-me a não acabar o treino de ginásio que tinha previsto fazer.. levou-me a desitir logo no inicio da corrida.. e levou-me direto para o duche. Não tinha mesmo força de vontade para o quer que seja. O facto de no treino anterior, ter o joelho a dar avisos, mesmo numa distancia curta, ajudou a que desistisse tão facilmente. Naquele momento fui pessimista. Achei que nem os 13,5kms ia conseguir fazer, sem queixas no joelho. Há dias assim.

3º treino - 13,5km 05:34/05:01
Ultimo treino da semana, mesma distância que o anterior, mas a um ritmo mais confortável. Fui para este treino, com a consciência meio pesada por ter falhado o treino anterior. Pelo que ia mais mentalizado para fazer a distância estipulada, desse por onde desse.

Antes deste treino comprei uma joelheira. Ninguém me recemendou usá-la. Foi apenas mais uma tentativa de conseguir minimizar os problemas que tenho no joelho. Por norma as joelheiras são para atletas que vêem de lesões, ou de quem tem problemas nos ligamentos. Eu não tendo problemas nos ligamentos ou menisco, não fazia ideia se isto ia ajudar ou nada. Mas como não tinha nada a perder e era barato, decidi comprar.
Senti na mesma alguma falta de ritmo, notei que minhas bmps estavam um pouco mais altas que umas semanas antes, mas consegui fazer o treino todo. Quanto ao joelho. Começou a dar sinal de vida nos ultimos 2 kms, mas onde senti mais dor foi mesmo na anca, mas nada do outro mundo. Consegui acabar o treino sem ficar coxo. Por norma seria uma boa notícia, mas como fiz o treino numa passadeira, não vou fazer grande caso disso. Será na estrada que irei constatar se com a joelheira e mais uns treinos específicios para as pernas, a coisa melhorou ou não. Não estou com grandes esperanças é certo, mas de consciência tranquila. Não conta para o totobola eu sei, mas é o que sinto de momento.
No final desta semana terei para fazer de novo, o mesmo treino que me fez passar muito mal na Semana 7. Constituido por 9kms rápidos + 13.5kms confortável. Não estou com grandes expetativas para o desfecho deste treino, mas um pouco curioso para ver se esse desfecho será igual ou pior ao anterior.

PS: Já fiz referência na minha página facebook, e faço aqui outra vez. Um dos blogs que sigo, é o Quarenta e Dois. E o que vou referenciar aqui, é a crónica do Filipe, sobre o maior desafio que ele fez até hoje. Um ultra trail de 111kms. Vale a pena ver a crónica.

Faltam 46 dias...

Comente com o Facebook: