segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Rescaldo 2015

Podemos pensar que até corremos muito, mas nada corre mais depressa que o tempo. Está prestes a fazer um ano que criei este blog, e quem diria? Um ano já passou. É tempo de fazer um pequeno rescaldo de 2015.

No dia 13 de Janeiro de 2015, criei este blog. A ideia era documentar minha viagem rumo à minha primeira maratona. Estava cheio de entusiasmo, e queria documentar tudo sobre o que um virgem destas andanças, faz, para se preparar para um desafio desta natureza. 
Os treinos, dicas, duvidas, equipamento, receios, medos, expectativas, etc. Queria que no fim, qualquer pessoa que se predispusesse a enveredar por esta mesma viagem, tivesse o testemunho de alguém a fez previamente. Alguém perfeitamente normal, em quem se pudessem rever.
Elaborei um plano de treinos, fiz posts semanais do que tinha feito na semana anterior, ia escrevendo uns artigos do que ia aprendendo. Mas o entusiasmo cedo acabou virando pesadelo. No dia 29 de Janeiro, apenas 16 dias depois de criar este blog, dei a saber as queixas iniciais em relação ao meu joelho esquerdo. Rapidamente o destino da minha viagem passou a ser outro. Descobrir o que se passava com o meu joelho, e tentar resolver esse problema, ao mesmo tempo que tentava que isso não fosse impeditivo, de fazer minha primeira maratona, em Abril de 2015.

Fiz muita coisa para combater a lesão: 
Comecei por fazer trabalho de reforço muscular e flexibilidade. Não serviu de nada no que toca à lesão em si, mas aprendi a mais valia que representa. Sugiro que pesquisem mais sobre isto, não só o que eu escrevi, mas também outros artigos que possam encontrar na internet. 

O primeiro exame que fiz, é também algo que todos nós devemos fazer. Fui a um Centro de Apoio ao atleta, fazer um exame ao meu pé, para saber que tipo de passada tenho, e se tenho problemas que obriguem a tratamento ou uso de equipamento específico. Fiquei a saber que sou pronador avançado no pé esquerdo, e que necessito palmilhas feitas à medida do meu pé, para corrigir essa mesma pronação.

No dia 11 de Fevereiro, no artigo com o resumo semanal, partilhei com vocês o que ia na minha alma. O desânimo começava a instalar-se em mim. Era mais que óbvio que o que tinha não ia passar por si só, mas mesmo assim recusava-me a parar. Queria mesmo conseguir fazer minha primeira maratona.

No artigo seguinte, decidi falar exclusivamente da lesão que me apoquentava, e o que estava em cima da mesa. Relendo o que escrevi na altura, até acho que fiz uma boa análise ao problema.

Após visitar um fisioterapeuta, primeira paragem nos treinos, na esperança que o tempo de paragem fosse suficiente para debelar a lesão. Infelizmente, tal não aconteceu pois quando voltei aos treinos, constatei que o problema continuava lá. O último treino dessa semana foi completamente inglório. Ao reler esse artigo, veio-me tudo à memória. Era suposto ser um treino longo de 22.5kmsCorreu super mal. Comecei a ter problemas perto dos 10kms, e cheguei a um ponto em que corria 200m e parava. Alongava e voltava a correr, para parar novamente 200m depois.
Foi desolador, desmotivador, dífícil. Senti raiva.. desespero.. impotente, por ver que afinal absolutamente nada melhorou no meu problema com o joelho. Vi ali que a Maratona da Corunha em Abril poderá acontecer, mas talvez só de 2016 adiante. Custa ter um problema destas e não conseguir debelar, apesar dos meus melhores esforços. Boa vontade, esforço e perseverança não são suficientes.
Só de reler isto, é suficiente para perceber como fiquei.

Depois disso passei a fazer treinos muito leves, até que decido quase em cima da hora, participar na minha primeira prova do ano, a Corrida do Dia do Pai, no Porto. Não senti problemas no joelho durante a prova (por norma as queixas surgem em distâncias superiores a 10 kms), e para surpresa minha, melhorei minha marca pessoal aos 10kms. Deu-me algum alento? Nesta altura já jogava pelo seguro em tudo, pelo que não posso dizer que tenha dado muito alento.

Após duas semanas em que senti melhorias no joelho, procurando fazer treinos com distâncias até 10 kms, faço o teste decisivo, a cerca de um mês da maratona. Se este teste corresse bem, tínhamos maratona. Se corresse mal, iria parar de vez. Chumbei completamente nesse teste. O plano era fazer 30kms a um ritmo confortável. Mal passei os 10kms, o joelho começou a queixar-se. Lutei por tudo, tentei correr de maneira diferente, mas nada resultava. O joelho ia piorando com os kms. Ao km 17 digo chega! Acabou! Vou parar! E assim foi. E senso assim anunciei o fim desta viagem.

Fiz vários exames. Ecografia, TAC, doppler test e por fim uma ressonância magnética. O doppler test revelou problemas de circulação na perna, que obrigaram a uma cirurgia vascular. Apesar de ser uma cirurgia simples, obrigou a algum tempo de recuperação.
Esta cirurgia que tive, nada teve a ver com a lesão no joelho. Apenas foi algo detectado num exame em paralelo que a médica mandou fazer. No que toca a essa lesão, foi uma montanha russa. A ecografia nada revelou, o TAC revelou problemas no menisco, e já quando contava com a operação, a ressonância magnética mostrou que não tinha problemas ao nível do menisco, apenas umas inflamações crónicas no joelho. Isto já em Agosto, após vários meses parado.

Depois veio a fase maluca. Mesmo continuando sem saber o que tinha, o ficar a saber que não tinha que ir à faca, deixou-me mega satisfeito/aliviado, pelo que de imediato voltei a correr, embora sem objetivos definidos. Sempre de forma gradual.
Até ao final do ano participei em mais três provas, onde numa delas uma queda feia deu-me 7 pontos no braço. E num ápice o ano acabou e cá estamos.

Blog
Quanto ao blog em si. Confesso que não tinha objetivos traçados. Obviamente que, quanto mais Gostos ou comentários tivesse, mais satisfeito ficaria. A esse nível talvez as coisas não tenham corrida muito bem. Isso pode dever-se a vários razões, entre as quais as pobres qualidades de escrita aqui do menino.

Aqui ficam algumas estatísticas de 2015
  • 44 mensagens
  • 95 Gostos no Facebook
  • 6515 visualizações de páginas
  • O gráfico seguinte mostra um pouco a razão de este blog ter pouca visualizações.
    Os artigos com dicas ou reviews a equipamentos foram os mais vistos, por uma larga margem.
    Isso deve-se aos motores de pesquisa do Google. Como são temas que interessam a muitos atletas, é natural que a maior parte das visitas que o blog teve, venham diretamente do Google.
    Por outro lado, como o blog tem uma lista de seguidores ainda pequena, é natural que assim seja.
    Mas acima de tudo, a pouca frequência de artigos da minha parte, sobretudo a partir da minha decisão de parar com os treinos em Março, aliado às parcas capacidades ao nível da escrita, contribuiram de forma decisiva para estes números.
Seja como for não tenho qualquer motivo para estar insatisfeito. Fiz o que pude, e só tenho a agradecer a vocês, que acompanham este blog. Espero que meus artigos, tenham dado um contributo positivo. 
Um especial obrigado aos seguidores, que me deram sua força e apoio, sobretudo quando os problemas começaram a surgir. Há certas coisas que só um corredor entende "Porque não deixas de correr??", estas pessoas, embora bem intencionadas, jamais vão perceber que deixar de correr é tudo menos uma solução desejada por nós.
Já os mails que recebi da vossa parte, a colocar-me questões específicas. Espero ter sido útil nas respostas que dei.
Por fim não posso deixar de agradecer à Bosch pelo patrocínio, e à TrataPé Braga pelo apoio dado, na mão da Dra. Joana Alves.

Saldo final de 2015
Apenas 5 provas efetuadas! Sem maratona, nem sem meia-maratonas, apenas três corridas de estrada e dois trails. Muito pouco para o que tinha em mente no início do ano.
O futuro não se apresenta muito risonho. Cada vez mais me convenço que o que tenho é crónico, e como tal, algo que estará cá sempre. 
A esperança agora recai numas palmilhas feitas à medida do meu pé, cheguei a ter umas, mas perdi-as, estando agora à espera de receber o segundo par.

Desejo-vos um excelente 2016, com muitos kms na perna e acima de tudo, muita saúde.

Comente com o Facebook: