quinta-feira, 24 de março de 2016

Corrida Dia do Pai 2016 - Rescaldo

Depois de uma prova de trail, onde tudo me correu mal, o desafio seguinte foi a Corrida do Dia do Pai, com 10kms a fazer, desta vez na bela cidade do Porto, bem junto à praia. Devido aos acontecimentos recentes, não fui para a prova com objetivos de melhoria de record pessoal à distância. Acima de tudo fui para a prova a pensar em acabar, e se possível divertir-me, pois é a prova em que mais vezes participei, e que muito gosto de fazer.

Semana que antecedeu a prova
Depois das dificuldades por que passei na prova anterior, dei a mim mesmo 3 dias sem correr, a ver se a inflamação diminuia um pouco. Gelo, anti-inflamatórios, foi o que mais fiz nesses dias. Por outro lado, decidi não treinar com as palmilhas, para verificar se o problema vinha delas. E coincidência ou não, nos dois treinos que fiz, não senti problemas de maior no joelho direito, pelo que participar na prova, deixou de ser uma questão. 
Não é normal que umas palmilhas resolvam um problema e causem outro, pelo que irei ver proximamente com a Dra. Joana da TrataPé, se as palmilhas estão a contribuir ou não para os problemas que tenho sentido no joelho direito.
No papel, se nada for feito, o mais certo é as dores do joelho direito passarem, e as do joelho esquerdo voltarem. Por isso, vamos ver se conseguimos arranjar algo que ajude ambos os joelhos.

A prova
A organização falou em 10000 participantes, e sinceramente não posso duvidar. Estava muita gente mesmo, daquelas provas que dá gosto participar pela envolvência do local onde é realizada, misturado com o número de participantes. Muitos atletas, muitas familias a ver. Enfim uma verdadeira festa.

Comparando com a última prova de 10 kms que fiz, duas semanas antes, claramente não me sentia igual. Não só não estava com mesma preparação, como não me sentia tão motivado para atacar esta prova. Além disso sentia-me um pouco mal disposto, indisposição que me afetou bastante a prova.


Deu-se o tiro de partida e tentei seguir a mesma estratégia que apliquei duas semanas antes. Tentar começar forte e depois gerir. Os 4 primeiros kms foram dentro desse registo, mas depois as coisas começaram a piorar. Comecei a ficar mais e mais mal disposto, até que ao km 6, a cabeça cedeu, e baixei meu ritmo ainda mais. Nos últimos 2 kms tentei acelerar, mas como podem constar, desta vez não consegui terminar abaixo dos 40min. 
Terminei na posição 241, com o tempo oficial de 00:41:39, e tempo líquido (o tempo real de prova) de 00:40:53. Não só foi minha melhor prestação na prova, como foi meu segundo melhor tempo de sempre. Não fosse os problemas de indisposição, acredito que fosse possível ficar mais perto dos 40min. Baixar disso, sinceramente, acho que não ia dar.

Quanto aos joelhos, nenhum problema no joelho direito desta vez. Uma dor aqui e ali no joelho esquerdo, mas no geral sem problemas, o que foi bom. Pela primeira vez em muitas semanas não fiquei com dores nem no fim da prova.
Única coisa a chatear foi mesmo a indisposição.

Por fim, só posso deixar (novamente) um reparo aos preços praticados, em todas as provas do género, que são feitas no Porto. Mais de 10€ numa prova de 10 kms apenas, com tantos participantes e certamente sponsors, acho muito exagerado. Oxalá, isto seja revisto no futuro.

Próximo desafio, será novamente um Trail, desta vez 20 kms pela frente, numa das melhores organizações que se pode encontrar. Falo do Trail da Isabelinha.

Aproveito para vos desejar uma Boa Páscoa, boas miniférias e boas corridas se for caso disso.

Comente com o Facebook: