segunda-feira, 14 de março de 2016

Corrida Marginal Póvoa de Varzim 2016 - Rescaldo

Andei a adiar este rescaldo, a ver se aparecia a Pen ANT+ do meu Garmin, que a minha gata fez o favor de me esconder lá em casa. Como não apareceu, não deu para esperar mais e aqui estámos para mais um rescaldo. Após melhorar minha marca pessoal aos 21kms, foi tempo de atacar outro objetivo pessoal. Não só melhorar meu record pessoal aos 10 kms, como tentar baixar dos 40min. Vamos ver se consegui.


Fiz algumas asneiras na preparação desta prova. Dois dias antes, numa jantarada com amigos, abusei no que comi, e mesmo durante a prova, senti a "carga extra" que tinha no meu corpo. É daquelas coisas que já devia saber melhor, mas pronto, espero não repetir.

Mudança de estratégia
Ultimamente a minha estratégia, tem sido começar com calma e acabar forte. Mas desta vez, acabei mudando radicalmente. Em conversa com meu primo, um praticante de Triatlo, a valer 35min aos 10 kms, a dica dele foi diferente. Começas de gás.. 2 a 3 kms abaixo dos 04:00, para te afastares da confusão. Depois geres a prova pelo relógio.

Como disse anteriormente, cometi a asneira de abusar num jantar com amigos, e posso-vos dizer que a nível de sensações, tive uma prova bem mais díficil comparando com a Meia Maratona, uma semana antes. Senti sempre aquela "carga extra" no estomâgo, e digo-vos, não foi uma sensação nada agradável. Burrice minha mesmo!
Como ainda não pude passar dados da prova do meu Garmin, para o meu PC, terei que ir pelo que me lembro. Comecei a prova, exatamente como meu primo me recomendou. Fiz os primeiros kms abaixo do 04:00, e depois procurei gerir até ao km 8, de modo a poder atacar nos 2 kms finais, se me sentisse capaz de o fazer.
Como era uma prova de menor expressão, não tinha tantos atletas abaixo dos 40min como noutras, pelo que a partir de uma certa altura, poucas pessoas tinha à minha frente.
Os kms seguintes, andei sempre a rondar os 04:00. Um ou outro com um ritmo acima disso, mas com o decorrer da prova, ia com a sensação que de ia ser desta, que ia acabar abaido dos 40 min. Pouco depois do km 6, passo um atleta que a partir desse momento, veio à minha boleia até ao fim. Como disse eram poucos atletas de topo, pelo que à nossa frente já não viamos ninguém, pelo que este atleta fez bem em vir comigo. Afinal eu faço o mesmo sempre que posso.  
Um pouco mais à frente apanho outro atleta, já de maior idade, com muitos kms nas pernas certamente. Como ia num ritmo semelhante ao meu, optei por ir com ele, e acabamos correndo lado a lado durante  algum tempo.

O momento em que me senti verdadeiramente um corredor
Não sei se é isto que os corredores de topo sentem, mas se for, digo-vos! Que sensação brutal! Estava eu mais os outros dois corredores, sempre ali juntos, quando ao km 8 eu decido atacar! Não para tentar acabar à frente deles, mas para conseguir sacar segundos de modo a conseguir acabar abaixo dos 40min. Ataquei e fiquei sem saber se os tinha deixado para trás. Perto da meta, um dos corredores que já tinha terminado a prova, voltou para trás, e começou a dar força a quem vinha. E foi ai que percebi, que os dois corredores ainda estavam. 
Vai com ele.. não o deixes fugir.. usa a adrenalina.. isso é lindo!!!
Acabado de ser ultrapassado já no sprint final
Foi mais ou menos isto que esse corredor que nos estava a incentivar disse a quem vinha atrás de mim. Durante cerca de 2kms viemos os três juntos, e depois na parte final continuamos em fila, a um ritmo bem forte. E este cenário, mais as palavras de incentivo que ouvi (embora não fossem dirigidas a mim), fez-me sentir um corredor! E digo-vos, foi uma sensação extraordinária, soube mesmo bem aquela adrenalina. 
No final, fui passado pelo corredor mais idoso, mas digo-vos. Não fiquei minimamente chateado com isso, até porque ainda tinha corrida pela frente.

A prova tinha apenas 8.9kms de extensão, o que iria impedir-me de conseguir fazer os 10kms seguidos. Cheguei à meta, pausei o relógio, e 10s depois voltei à minha corrida, até fazer os 10kms.

O tempo final foi de 39:32:04. Consegui retirar cerca de 01:43:00 ao meu melhor registo até então. Tenho pena de não terem sido 10kms seguidos, dentro da prova, mas nada me tira isto. O tempo final foi melhor que as sensações durante a prova, mas posso riscar este objetivo da lista. Foi um bom dia.
No que toca à prova em si, segundo a organização, conclui os 8.9 kms do percurso em 35:42:34, ficando em 9 dentro da minha classe, e à volta de Top 50 no que toca aos homens, Foi um bom dia de trabalho.

Organização
Como sempre deixo um espaço para falar sobre a organização. Creio que foi a primeira prova que organizaram, e apesar da simpatia houve muitas falhas, a começar no percurso que não tinha os 10kms. Coisa fácil de resolver a meu ver, e acabar no facto de não haver nem uma peça de fruta para os atletas. Unica coisa que tivemos, durante e o fim da prova, foi a água.
Seja como for, tenho a certeza que vão aprender e melhorar em futuras edições.

Espaço para preocupações
Como sabem tenho tido problemas, agora no joelho direito. Tenho pelo menos 2 tendões inflamados, na parte exterior do joelho. Por norma, começo a sentir dores após as provas, à medida que vou esfriando. 
Como uma semana depois desta prova, tinha um trail de 26kms, ao chegar a casa, fui buscar as Asics Gel Nimbus 17, e fui correr mais 10kms. Infelizmente durei pouco mais de 6kms, pois o joelho começou a doer na parte de fora, e optei por não arriscar, terminando ali o treino.
Espero que isto não piore ao ponto de me obrigar a nova paragem.

Boas corridas

Comente com o Facebook: