sexta-feira, 4 de março de 2016

Unboxing Asics Gel Nimbus 17

Andava há algum tempo a namorar a ideia de comprar umas sapatilhas para distâncias mais longas. Umas sapatilhas que oferecessem grande conforto e amortecimento. Apesar de não faltarem opções de outras marcas, para este fim eu só tinha uma marca em mente! A japonesa Asics. Inicialmente estava mais virado para as Kayano, mas acabei comprando as Asics Gel Nimbus 17, por duas razões em particular.


Por vezes, os lideres de mercado estão presos ao sucesso que têm. Não podem arriscar mudanças radicais, sob pena de perderem essa liderança, pelo que acabam indo pelo caminho que lhes permitiu chegar a essa liderança. Como analogia, posso pegar em dois exemplos do mercado automóvel. 
O BMW Série 1 e o Mini Cooper. O BMW Série 1, foi lider de mercado durante anos e anos, pelo que quando foi tempo de lançar uma segunda versão, a BMW foi muito conservadora. Melhorou tudo, mas a imagem geral do carro manteve-se muito semelhante. Já a Mercedes, optou por algo diferente e arrojado. Resultado, as vendas da Mercedes subiram em flecha e a BMW perdeu cota de mercado. Mesma coisa com a Mini, que manteve seu modelo inalterado por 10 anos.

Tudo isto para dizer o quê? A Asics é uma das marcas mais conceituadas do mercado, e a tecnologia GEL que usam, tem anos e anos. A concorrência vem apresentando soluções diferentes (penso logo na Adidas com a tecnologia Boost), e nós, clientes, nunca tivemos tanto por onde escolher.
E esta postura de manter o design e tecnologia nos seus modelos, só os poderá levar até certo ponto, pelo que será interessante ver o que a Asics vai fazer nos próximos anos.

Razão para a compra deste modelo
Como disse na introdução deste artigo, comprei este modelo por três razões:

1. Apanhei uma boa promoção
2. Foram consideradas as melhores sapatilhas de estrada de 2015, melhores inclusivé que a minha primeira opção, as Kayano.

Sendo pronador avançado, minha primeira opção teria que ser as Kayano. Mas como globalmente as Nimbus são tidas como melhores que as Kayano, a promoção que apanhei, e o facto de agora ter umas palmilhas específicas para o meu pé, fez-me optar pelas Nimbus.

Quer as Nimbus, quer as Kayano são tidas por alguns, como as Rolls-Royce das sapatilhas. São sapatilhas que nos permitem fazer distâncias bem longas, com máximo conforto e amortecimento. Certamente perdem noutras questões, mas se o que procuram (como eu procurei aqui) sapatilhas com estas características, dificilmente encontram melhor noutras marcas.


Vamos lá olhar para estas Nimbus
Olhando para elas, não há qualquer duvida que são Asics. O design, o GEL visivel na sola, a qualidade de construção. Tudo isto grita Asics! E no que toca a GEL, duvido que aja outro modelo na histórica da Asics, que tenha tanto. O que indicia uma coisa! Amortecimento e conforto, é algo que não vai faltar. 
Visto que comprei estas Nimbus, poderá parecer suspeito, mas acho-as lindas!! Gosto mesmo do look delas.


Pegando nas sapatilhas, não são tão pesadas como seria de esperar. Com um peso anunciado de 306gr, podemos dizer que é uma sapatilha leve, tendo em conta os objetivos a que se propõe.
A nível de drop, parece ter o tamanho standard, nem muito alto, nem muito baixo, com cerca de 10mm, certamente pensada para permitir ao corredor, fazer longas distâncias sem stresses de qualquer espécie. Estou curioso para saber se este drop, aliado às palmilhas que tenho, me vão fazer sentir mais alto ao ponto de me incomodar.

No que toca às palmilhas, parecem ser um pouco mais espessas que o normal. Nada que se compare a umas palmilhas feitas à medida do vosso pé é certo, mas mais espessas que o normal sem duvida.

No que toca ao GEL, como já disse, está em todo o lado. Não só na parte de trás da sola, mas também na parte da frente, o que indicia mais uma vez muito amortecimento e conforto.

Nota-se que é uma sapatilha muito trabalhada, com vários pormenores interessantes e que a distinguem bastante das Nimbus 16 na minha opinião. O facto de ter perdido quase 20gr de peso é um bom indicador das mudanças operadas de um modelo para o outro. Muitas vezes, poucas alterações há de um modelo para o outro, mas não me parece ser o caso da transição das Gel Nimbus 16 para as 17. 

Confesso que estou ansioso por ver o que vou sentir com estas Asics. Tenho expetativas altas, e isso pode ser perigoso. Mas nada como começar a usá-las e ver o que se sente.
Pare verem que não estou a exagerar nas minhas expetativas,  recomendei este mesmo modelo a duas amigas. Uma delas já as tem há algumas semanas e está farta de me agradecer pela recomendação que dei. A outra.. primeiro comentário foi "ai são tão giras!!! Obrigada!!!" eheh.. Estou para ver o que vai achar delas, após as usar.

Fiquem atentos à review que irei fazer.

Comente com o Facebook: