terça-feira, 15 de novembro de 2016

Plano de Treinos Maratona 04:00:00

Pouco mais de uma semana após concluir minha primeira Maratona, é tempo de partilhar com vocês que treinos fiz como preparação para esta prova. Este plano foi condicionado pelo meu receio de o joelho ceder com o acumular das semanas e sobretudo do volume de treinos. Tendo sido minha primeira Maratona, e não tendo eu qualquer acompanhamento de profissionais, é natural que o mesmo tenha espaço para (muita) melhoria. Lembro-me de durante a prova já estar a pensar em alterações que vou fazer ao plano, caso volte a meter-me noutra Maratona. Mas o processo é mesmo este, estamos sempre a aprender.

Primeira coisa que me salta à vista, e que vai ao encontro do que já disse, é o baixo volume de treinos por semana. Muito raramente passei dos 50kms por semana, quando o ideal é estar acima dos 70kms no mínimo. Outra coisa que vão notar que pouco tem, é os treinos intervalados. Optei por não os fazer também para proteger os joelhos. Depois na fase do tudo ou nada, ai sim passei a incluir treinos intervalados. Está visto que é um plano que permite pelo menos terminar uma Maratona, mas para quem pretende tempos abaixo dos 03:45:00 adiante, claramente não chega. 

Se a saúde o permitir espero fazer mais Maratonas. Estou curioso para ver como irei definir meu próximo plano, e que diferenças isso trará à minha prestação numa prova.

Seja como for aqui fica os cerca de 60 treinos de preparação para a minha primeira Maratona. 

Boas corridas.

Comente com o Facebook: