sábado, 11 de março de 2017

Trail Expedição ao S. Gonçalo 2017 - Rescaldo

Escrever uma crónica quase duas semanas na prova, não é o ideal. O trabalho e os treinos absorvem muito tempo e energia, e depois não há cabeça para escrever, mas enfim, vamos lá. Uma semana após meu primeiro trail em alguns meses, voltei a uma zona de Barcelos onde já corri algumas vezes, para participar no Trail Longo de 26 kms ao S. Gonçalo. No papel, o dobro da distância do trail que fiz uma semana antes apenas.

Na últimas provas que tenho feito, de vez em quando lá acontecem situações de stress e desta vez não foi excepção, desta vez por culpa minha. A minha equipa não fica sediada na cidade onde vivo, pelo que muitas vezes meus colegas só me entregam meu dorsal no dia da prova. Nesta prova havia trail longo e trail curto, e desta vez quase todos os meus colegas inscreveram-se no Trail Curto. Por burrice minha, pedi para me inscrever no curto também, cerca de um mês antes, mas depois fui para a prova convencido que estava inscrito no trail longo. Resultado, o tempo passar e meus colegas nada. Tiro de partida dado, e meus colegas nada. Até que uns 2 a 3 min depois do inicio da partida, meus colegas lá aparecem. Vou a correr ter com eles, e é ai que constato que me estava inscrito no trail curto. Uma rápida troca de dorsais com outro colega que estava inscrito no Trail Longo, mas que ia fazer o curto, e lá parti eu, sem aquecer e com uns 4min de atraso.


A altimetria não engana, era uma prova com muita subida e descida, típico desta zona. O inicio da prova foi naturalmente difícil. Sem aquecer, preocupei-me em ir o mais rápido que pude, para não correr o risco de me perder, pois o inicio da prova era em asfalto como sempre. Lá consegui entrar no trilho certo, mas custou-me. A asma não gosta do frio, pelo que levei quase 1h a estabilizar minhas pulsações. 

A prova em si até me correu melhor que o esperado. Fui sempre sozinho, recuperando alguns lugares e conseguindo sempre manter um bom ritmo. Senti uma quebra ali perto do km 20, mas fora isso eu diria que a prova me correu melhor que o esperado. Infelizmente, as sapatilhas que uso são mesmo só indicadas para trails curtos, pois passando dos 20 kms começo a sentir dores na planta do pé, e desta vez essa lesão foi forte digamos, porque duas semanas depois ainda tenho problemas no pé esquerdo, tanto que desisti de fazer trails até à Maratona de Madrid.
Mas voltando à prova, o tempo final de 03:06:02 foi para o meu nível. Pena a lesão que me vai afastar dos trails por uns tempos. Claramente terei que investir noutros sapatos.

A prova foi muito bem organizada, tudo bem marcado, bem recebidos na localidade como sempre, uma daquelas provas que podem e devem fazer um dia. O cenário é lindo, e felizmente não estava já aquele frio de rachar.

Próxima prova, será já um clássico para mim. A Corrida do Dia do Pai no Porto.

Aquele abraço

Comente com o Facebook: