sexta-feira, 4 de março de 2016

As corridas ganham-se nos treinos

Para quem pratica desporto com objetivos pessoais. Mais que não seja o clássico "querer correr mais longe e mais rápido", sabe que nada se consegue sem trabalho, sacrificio e preseverança. Nossa motivação oscila ao longo do ano, por diversos motivos. Dai ser importante descobrir novas maneiras de a manter em alta.

Eu gosto muito de olhar para casos reais, de alguém que consegue sempre grandes resultados, mas à custa de muito trabalho invisível, aquele trabalho que ninguém vá, mas que faça chuva ou sol, o atleta está lá, a dar o litro. Mas alguém que não deixa de partilhar connosco, parte desse trabalho invisível.

Sou um fã acérrimo do ciclismo, e desta vez vou transcrever um post do ex ciclista, e vencedor de uma Volta a Portugal em bicicleta, o Vitor Gamito. Um dos melhores ciclistas portugueses de sempre, que aos 45 anos ainda dá cartas no BTT, a malta bem mais nova que ele.
Leiam esta post do Vitor, e diga-me se não vos dá motivação extra! Toca a treinar em prol dos vossos objetivos! Os objetivos atingem-se nos treinos, as corridas são só uma formalidade!

Esta imagem é dedicada a todos os que dizem que ganho as corridas de forma fácil.
O "problema" é que quando chego a uma maratona e ganho de forma ...fácil, com 4 ou 5 ou por vezes mais minutos de vantagem, quase ninguém se apercebe do caminho que percorri até esse dia!

Uma competição não se vence no dia da competição!
Uma competição vence-se...
... dias antes, semanas antes, meses antes.
... depois de um dia de trabalho, em que chegamos a casa com vontade de comer alguma coisa e ficarmos sossegados no sofá ou então ir logo para a cama, porque no dia seguinte é de novo dia de trabalho, mas em vez disso, ganhamos coragem, comemos qualquer coisa ligeira, vestimos o equipamento e vamos para cima da bike, fazer figurinhas como as da imagem.
... quando durante um treino, as pernas dizem: "não podemos mais!" mas a cabeça contraria e diz: "Nem pensem!"
...quando durante um treino nos apetece chorar, gritar, cair para o lado e desfalecer, mas pensamos que é só mais um pouco e continuamos.
...quando nos dói as pernas ... os braços ... os dentes ...as entranhas ...mas aguentamos, porque essa dor é passageira.
...quando os adversários não treinam porque faz frio, ou chove, ou é de noite, e nós aproveitamos esse mesmo dia para treinar.
...quando ainda estamos todos doridos de uma competição, e já estamos a treinar forte para a próxima, suportando as dores musculares acumuladas.
...quando damos tudo o que temos, e em seguida damos um pouco mais.
... quando conseguimos cumprir um treino no limite das nossas capacidades e no final soltamos um grito de vitória: "Yesss!! Hoje eu consegui! Amanhã há mais!"
E mesmo se depois de tudo isto não conseguirmos vencer, ficamos de consciência tranquila, porque demos o nosso melhor
HOJE EU CONSEGUI! Amanhã há mais! 

Comente com o Facebook: