segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Podologia - Exame a fazer

Podologia é a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista ou Podiatra o profissional de saúde devidamente habilitado para
o tratamento das patologias do pé.

A podologia é uma área da saúde que  sinceramente não conhecia em grande detalhe.
Sabia que existia algo virado para os pés, mas só me lembro de ter recorrido a esta área da saúde uma vez, sem fazer ideia sobre o que era isto da passada neutra, supinadora ou pronadora. 
Há umas semanas atrás, enquanto comentava com um amigo sobre os problemas que ando a ter com meu joelho esquerdo, falou-me de um novo centro de avaliação e apoio podológico para desportistas, que ainda por cima estava com uma campanha, em que ofereciam a avaliação inicial. 
Obviamente, não deixei passar a oportunidade. 

Entrei em contato com a TrataPé, para marcar a consulta e lá fui no dia marcado. Pediram-me para levar equipamento desportivo usual (calções mandatório), e sobretudo o calçado com que costumo correr. Logo ai meti os pés pelas mãos porque levei apenas as Lunarglide 6 que comprei recentemente. Devia ter levado as minhas sapatilhas de trail também para verem quais servem para a minha passada, e sobretudo, as minhas Lunarglide 4 que "reformei" recentemente. Para confirmarem que tipo de passada tenho. 
Fica a dica para quem ainda não fez este tipo de exame.

Que examinaram...
Como foi gratuito não tive direito a receber
uma pasta com todos os exames efetuados,
bem como cópia do vídeo de mim mesmo a
correr. Tive ao menos direito a este gráfico,
que mostra o resultado de um dos exames que
fiz. Como podem ver, é muito high-tec

A médica especializada em Podologia ouviu o meu historial de corredor, quantos kms corro por semana, que tipo de corridas faço. Perguntou também que calçado uso nas corridas, e outras questões usuais neste tipo de exames.
O primeiro exame foi para determinar meu tipo de passada. Eu sabia que era pronador, não sabia é que era pronador avançado no pé esquerdo (possivelmente meu problema com o joelho vem daqui). Também deu para verificar que minha planta do pé não faz aquela curva que é suposto fazer. Quando era criança, usei durante cerca de um ano e meio, umas botas de correção muito pesadas. Estas botas serviam para corrigir a posição dos meus joelhos, que estavam viradas para dentro, e para corrigir meus pés ao nível da planta, pois não faziam aquela "covinha" na planta do pé. Nos joelhos parece o problema ficou resolvido, já a planta do pé não. Sempre tive problemas de equilíbrio, agora sei porquê.
Depois passei para a passadeira onde pude ver como é a minha passada a correr, através de um LCD onde conseguia ver meus pés em tempo real.
Enquanto no pé direito, apesar de pronador, conseguia ter uma passada minimamente normal, com todos os dedos a entrar em contacto (passe a expressão) com o chão, no esquerdo só o dedo grande do pé entrava em contacto. Mesmo usando sapatilhas para pronador, elas não conseguiam corrigir minha pronação no pé esquerdo. 
Depois a médica examinou meus joelhos, para verificar se roçavam um no outro. Pelo menos tudo ok.

Recomendação final...
Isto de ser pronador avançado não é bom a meu ver. E tudo aponta para que seja a causa dos meus problemas com os joelhos. E se não usar calçado apropriado, vou continuar a ter problemas no futuro. A recomendação da Doutora foi de usar palmilhas feitas à medida do meu pé, e/ou sapatilhas vocacionadas para pronadores avançados. Sapatilhas com maior rigidez lateral.
Recordando o que senti quando experimentei em alturas separadas as Nike Zoom Fly 18 e as Nike Lunarglide 6, as Zoom Fly pareceram-me mais rigidas, embora mais pesadas.
Decidi então encostar e colocar as Nike à venda no Olx. Se alguém estiver interessado o link é este.

Gostei do atendimento, da simpatia e do profissionalismo dos especialistas que me receberam. Para quem planeia meter-se nas corridas, ou mesmo para praticantes, acho que este é um dos exames que devemos fazer. Não só ficamos a saber se temos problemas, como ficamos a saber como os podemos resolver. Isto pode evitar por exemplo, que gastem dinheiro em sapatilhas que não são as mais indicadas para o vosso tipo de passada. Embora não tenha tido culpa, involuntariamente acabei cometendo esse erro.
Este centro tem todo o equipamento necessário para fazer estes exames, bem como os meios humanos e técnicos para fazer tratamentos a tudo que tenha a ver com os nossos pés. Além disso é um centro direcionado para os desportistas, o que pode ser ainda mais benéfico para nós.

Se tiverem na vossa zona de residência um centro como este, não hesitem em fazer uma avaliação aos vossos pés. Os problemas que o uso de calçado desapropriado pode ter, podem a longo prazo, ser irremediáveis.

Fica a dica.

Comente com o Facebook: