Mais uma semana de treinos com um final de certo modo inesperado. A semana passada revelou-se a mais dura até então. Culminando numa lesão no joelho esquerdo, a qual ainda ando em exames a ver o que se passa.
Esta semana no papel era mais fácil, com dois treinos do tipo Rápido com 9kms a um ritmo entre 04:44 e 04:30, e pelo meio, uma sessão de jogging de 30min apenas. Com o cansaço ainda nas pernas devido a muito trabalho e pouco descanso, não fiz nenhum cárdio extra como costumo fazer, pelo que acabei fazendo não uma, mas sim duas sessões de jogging, totalizando então 4 treinos.
O inicio da semana foi um pouco complicado. Fiz uma prova de esforço (que ainda vou falar), fui a um especialista de Pedologia e tentei recuperar da lesão do joelho, tendo feito dois treinos de alongamentos e melhoria flexibilidade e um treino de reforço muscular.
Análise...
1º treino - 9km 04:44/04:30
Treino igual ao que fiz na semana anterior, feito na passadeira. Nada de especial a reportar.
2º e 3º treino - 5km 06:00
Como não fiz cárdio extra (por exemplo, cycling) decidi fazer mais uma sessão de jogging. Embora seja uma distância e ritmos perfeitamente acessíveis, não deixei de sentir algum cansaço.
4º e 3º treino - 10km 04:15
Este inicio de ano está a ser um pouco complicado para mim. Não só tenho um emprego de 2ª a 6ª, como tenho um biscate que me ocupa pelo menos metades dos fins de semana. Isto faz com que o tempo para descansar seja pouco, e isso é algo que tenho vindo a sentir ultimamente.
No Domingo de manhã tive a trabalhar nesse biscate e mal acabou, fui a casa equipar-me (por volta da hora do almoço) e lá parti para o treino.
O treino era suposto ser exatamente igual ao primeiro da semana. Um treino rápido de 9km com um ritmo entre 04:44 e 04:30. Estava animado pois ia estrear umas sapatilhas novas. Como estava frio, resolvi prolongar um pouco o período de aquecimento, tendo feito ao todo cerca de 3kms.
Começo então o treino propriamente dito a um bom ritmo. Primeiro km efetuado e o parcial acusa 04:29min/km. O segundo 04:19min/km e o terceiro 04:18min/km. As sensações estavam a ser boas e decido puxar um pouco mais. Parcial seguinte dá 04:05min/km. Logo ali comecei a ser invadido por aquele espirítio próprio de quem gosta de desafios e decidi não fazer os 9kms previstos, mas tentar ver o que conseguia fazer aos 10kms. O percurso que eu estava a fazer, cada volta rondava os 3kms, pelo que teve pelo menos três voltas. Como minha mente já estava em modo de competição, tratei de tratar o percurso de igual modo. Como sabem quando apanho subidas minhas pulsações sobem bastante, pelo que procurei gerir meu esforço quando passava por essa subida. Tentava perder mínimo ritmo possível, recuperar um pouco a seguir, e depois puxar de novo no caminho de volta.
Os parciais seguintes já não foram tão bons. 04:18 min/km, 04:20min/km e 04:10min/km. Estámos agora no km 8. Como já disse algumas vezes, tenho procurado mudar meus treinos de modo a ir ao encontro do que os experts recomendam. Começar mais soft.. deixar as pulsações estabilizar.. depois rolar no ritmo pretendido.. e nos kms finais atacar se possível. Tentei fazer isso! Mas custou. A cerca de 1.5kms do fim, comecei a ter dificuldades em manter o ritmo. Mas não desisti. Entro então no km 9 e tenho puxar um pouco mais. Ia no meu limite! A 99.9% do que podia. Confesso que esperava um parcial melhor. Fiz o ultimo km em 04:05min/km.
A diferença em relação ao parcial que fiz no km 4, é que agora estava completamente no limite, enquanto no km 4 ia relativamente confortável.
Resultado final? Melhorei minha marca pessoal aos 10kms. Fiz 00:42:30, retirei cerca de 15s. Fiquei animado com o que aconteceu, mas ao mesmo tempo penso nos 02min30s, que me separam dos 40min, e penso no que ainda tenho que depenar. Por outro lado não posso deixar de pensar que consegui melhorar meu melhor tempo sozinho, sem ninguém a puxar por mim, pelo que posso pensar com legitimidade que se calhar numa prova faria ainda melhor. Por outro lado o tempo estava perfeito para mim. Quando chove o ar fica limpo, e ai minhas limitações da asma sentem-se menos.
Em termos práticos só tenho que conseguir fazer cada km 15s (em média) mais rápido do que fiz neste treino. Falta é conseguir isso! Espero que as séries que vou começar esta semana me ajudem nesse sentido.
Se mais provas precisassem em relação ao que digo das minhas pulsações, aqui estão elas. Sempre lá em cima. O meu objetivo a curto prazo é por um lado aproximar-me e se possível bater a barreira dos 40min aos 10 kms, e por outro conseguir fazê-lo à custa de menos combustível.. Como podem ver, o meu motor é um borrachão 'do caraças'.
Comente com o Facebook: