sábado, 20 de fevereiro de 2016

Correr - Como conseguir motivação nos dias mais dificeis

A questão da motivação é fulcral para tudo que fazemos na vida. Seja no foro pessoal, profissional ou por exemplo, num desporto qualquer. Quando estamos motivados, nada nos custa.. Já o contrário.. pode ser um bicho-de-sete-cabeças. Como passei por um momento desses, decidi escrever algo a respeito.

Já tinha falado sobre a motivação aqui, e cada vez mais me convenço, que tal como noutras coisas da vida, devemos fazer um refresh em relação a este tópico de vez em quando. Só para não perdermos o focus.

Posso dizer sem problemas que hoje não tenho a mesma motivação que tinha há um ano atrás. Tudo o que passei em 2015 fez-me ficar muito céptico. Estou a treinar com calma, apenas 3 vezes por semana, a tentar minimizar a bursite (inflamação crónica) que tenho no joelho, fazendo sempre gelo e aplicando um anti-inflamatório no pós-treino, alongar muito, apostar em reforçar o core bem como as pernas e investindo novamente numas palmilhas que feitas à medida, e numas sapatilhas para pronadores que espero receber.
ainda este mês.  
Tudo isto para dizer o quê? Não sei o dia de amanhã, pelo que não traço planos ambiciosos, afinal há um ano atrás, não havia um treino em que não saia dele a coxear.

Corro por gosto, e sobretudo  pela esperança de conseguir correr, mesmo com as limitações que meus joelhos, pés e asma me impõe, pois é algo que adoro fazer, que me faz sentir bem, e que me dá muito.

Um daqueles treinos
Ontem fiz um treino que pôs à prova a minha motivação actual. Era um treino intervalado, 3x (600+400+300+200). Só muito recentemente voltei a fazer treinos intervalados, pelo que se calhar era muito ambicioso da minha parte, querer fazer um treino com esta dureza. O plano a 100% era completar cada série, e descansar até à seguinte durante metade do tempo que me levou a fazer essa série.
Posso já dizer que não consegui cumprir o tempo de descanso programado, nem fazer o treino à velocidade pretendida, mas não é disso que quero falar hoje.

O que queria contar era o seguinte: Saio do gym por volta das 19:00, e fica na rua, à espera que o meu Garmin apanhe o GPS. A rua está praticamente deserta, com algumas pessoas a fugir à chuva que caia. O Garmin apanha o GPS, e inicio meu aquecimento, rumo à pista.
Nota: A chuva não parou 1min que fosse.
Chego à pista, e encontro dois camaradas a treinar. Continuo meu aquecimento, e lá começo as séries. As primeiras duas (600 e 400) não acabam bem. Não aqueci direito, e acabo-as completamente ofegante (aqui também devido à minha asma). O resto do treino, optei por fazer mais lento, e com mais tempo de recuperação entre cada série.
Pouco tempo depois, reparo que estou apenas eu e outro colega na pista, quando somos informados pelo responsável da pista, que por só estarmos nós, iam desligar as luzes. O outro colega vai embora e fico eu sozinho na pista. Devo ter feito metade do treino às escuras, e sempre com a chuva a cair.

E pronto, numa das séries que estava a fazer, comecei a ter duvidas.. minha cabeça começou a magicar a possibilidade de terminar o treino antes do previsto e ir embora "já nem luz tens.. se calhar é melhor acabares agora o treino". Confesso que vacilei.. cheguei a pensar desistir.. mas consegui resistir e terminar o treinoo.

Vou embora de volta para o gym, tomo meu merecido banho e vou a correr para a casa de um amigo, ver o meu Benfica levar na espinha do Porto. Como estava atrasado e não tive tempo, passei em casa para pegar minha toalha e saco do gelo, para aplicar no joelho. Eles vêem-me a colocar o gelo com a toalha à volta, e perguntam o que é aquilo e tal.. e eu respondo, dizendo que treino fiz, e porque estava a aplicar o gelo. A reacção deles vocês já devem conhecer.. foste correr  com esta chuva?? Tu é que és tolo e tal.. Vocês sabem como é.
E a vida é um pouco assim. Para eles o que eu fiz é de malucos, mas eu posso dizer o mesmo de amigos meus, que treinam 6 vezes por semana, faça chuva ou sol, seja de madrugada ou ao final do dia. Ou seja, os meus amigos acharam-me maluco, quando na verdade tem milhares e milhares de atletas amadores (os profissionais nem se discute), que fazem muito mais que eu. No meu caso particular, apenas posso dizer que foi um daqueles momentos em que a minha motivação foi suficientemente forte, para me permitir fazer o treino, mesmo nas condições adversas em que o fiz.

Como conseguir motivar-me nas alturas difíceis
Como já disse, acho esta questão universal. Quantas pessoas se debatem em arranjar motivação para ir ao ginásio no Inverno, quanto mais treinar à chuva e frio? Não acho que aja uma resposta que sirva a todos. Cada um terá que encontrar o que resulta com ele, para conseguir ter a motivação que necessita para atingir os objectivos a que se propôs.

No meu caso, tenho uma boa ideia do que me deu a motivação, que se calhar há umas semanas não teria. A proximidade de algumas provas em que me inscrevi! Tenho inscrição feita e paga, para quatro ou cinco provas seguidas. E nem é tanto pela questão do investimento feito nessas inscrições (também importante para quem tem amor ao dinheiro claro), mas por querer ter um desempenho que me faça sentir satisfeito no fim, e sobretudo, não sofrer tanto por não estar devidamente preparado para a prova. E isso só se consegue treinando claro!
E posso-vos dizer que nestes dias, nem tenho que me esforçar muito para conseguir ter motivação. A vontade de treinar, mesmo nestas semanas que só chove, está sempre lá. Mesmo nos dias em que me sinto mais cansado. Abdicar de coisas boas que a vida tem para nos dar, como sair à noite, não custa tanto como seria de esperar. Mas isso também pode ser uma questão de prioridades.

Dica do dia
Por isso aqui fica a minha dica, que vale o que vale, e é apenas baseada naquilo que resulta comigo.
Tracem objectivos! Tracem objectivos que vos obriguem a trabalhar por eles. Ao inscrever-me em algumas  provas, a maioria para distâncias já interessantes (acima dos 20kms), e se calhar acima do que a minha preparação actual permite, a minha consciência acaba entrando na parada, e a motivação logo surge..

Espero que este artigo de algum modo vos seja útil. Se tem outras maneiras de conseguir obter motivação, somos todo ouvidos.

Boas corridas

Comente com o Facebook: