segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Parte 3 - Inicio Fase 2

Olá a todos.

Após a primeira semana de treinos, que serviu basicamente para rolar, iniciei a Fase 2 do plano de treinos, com três treinos. Um do tipo Fortalecimento e dois do tipo Confortável.


O ritmo subiu um pouco em relação à semana anterior, bem como as distâncias. Foram dois treinos de 9kms e um de 13,5kms, constituinto um aumento ao nível da distância percorrida, de cerca de 65% face à semana anterior.
Devido à impossibilidade de treinar durante o fim-de-semana, tive que fazer os três treinos em quatro dias apenas. Além disso todos foram realizados em ginásio, pelo que questões como as bmp e as sensações sentidas durante o treino, podem variar quando treinar na a estrada.
Desta vez não esqueci usar meu relógio, podem ver as calorias que consumi e as bmp médias. Como vêem são altas. Nunca estive ofegante, que era o pretendido para estes treinos. No primeiro dia tive uma média de 168bmps, mas acredito que tenha sido em parte por algum erro do relógio. Por vezes acusa valores fora da escala (acima 200bmp por exemplo).


Sensações...
Cumpri todos os objetivos traçados, embora com feelings diferentes em cada treino.
No primeiro treino senti-me bem até aos 40 min. Ai senti uma ligeira perda de energia, embora sem dificuldades para finalizar o treino.
No segundo treino, já não senti aquela perda de energia mas, senti algum cansaço geral.
Quanto ao terceiro e ultimo treino da semana, já senti maior cansaço, mas sem perdas de energia.

No que toca ao ritmo em si, nos três treinos comecei sempre no ritmo mínimo pedido para o treino, aumentado depois duas vezes, sendo que no último aumento, fui sempre para o ritmo máximo pedido para o treino.

No geral correu bem, próxima semana terei mais um set de treinos virados para a melhoria do ritmo e no sentido de aumentar a velocidade. O ritmo em si está abaixo do que consigo fazer em competição, o que já não fazia há muito tempo é vários treinos seguidos sempre em ritmos próximos ou abaixo dos 05:00min/km.
Olhando para os kms percorridos, fico com aquela sensação de que 31,5kms, para uma semana de treinos, são poucos kms. Mas pronto, seguir um plano até ao fim é uma experiência que nunca tive, e que necessito ter. Além disso terei semanas com bastantes mais kms que nesta.

Relativamente às séries/treinos intervalados, esses irei incluir nos treinos a partir de Fevereiro.

Boa semana para todos.

Faltam 88 dias...

Comente com o Facebook: